Assim como na Copa Libertadores, esta semana foi de decisão nas semifinais da Copa Sul-Americana 2021. Na última quarta feira (29), o Red Bull Bragantino venceu o Libertad e se classificou para a final, enquanto o Athletico Paranaense eliminou o Peñarol e carimbou o passaporte para a finalíssima.
RB Bragantino x Libertad

Foto: Twitter Conmebol
O time paulista já havia obtido uma bela vantagem no jogo de ida, quando venceu o Libertad por 2x0 em Bragança Paulista. Um jogo muito parelho, as duas equipes criaram bastante, porém foi uma partida com muitas divididas e faltas. Arthur foi o nome do jogo, aos (29’) fez uma linda jogada pela direita e cruzou pra Ytalo abrir o placar e aos (5’) da segunda etapa participou da jogada que originou o pênalti que ele mesmo converteu. As duas equipes criaram chances, mas foi o Braga quem soube ser mais efetivo nas suas finalizações e levou a vantagem para o jogo da volta no Paraguai.
O jogo de volta que aconteceu na última quarta-feira (29), foi um pouco diferente do jogo da ida, o Libertad jogava em casa e precisava do resultado, foi quem teve mais posse de bola e quem criou as melhores oportunidades, porém o RB aproveitou os contra-ataques que teve e mais uma vez foi mais efetivo, Cuello (9’, 57’) e Arthur (82’) aumentaram ainda mais a vantagem da equipe paulista, Melgarejo (52’) descontou para os Paraguaios.

Foto: Twitter Conmebol
Athletico PR x Peñarol

Foto: Twitter Conmebol
Assim como o Bragantino, o Athletico também obteve uma boa vantagem no jogo de ida, que por ser fora de casa já era considerado pelos paranaenses como um grande resultado. Pelo jogo que fez, talvez o Peñarol não merecesse perder a partida, foi um jogo muito equilibrado e em certos momentos da partida os donos da casa até conseguiram controlar o jogo, mas pecaram muito nas finalizações. David Terans (1’) e Pedro Rocha (74’) marcaram para os paranaenses, já o gol dos uruguaios foi marcado por Álvarez Martínez (22’).
Na última quinta-feira (30), as equipes se enfrentaram na Arena da Baixada para a decisão da vaga, o Athletico por estar com a vantagem acabou não efetuando uma pressão no adversário, como costuma fazer quando joga em casa. O Penãrol até teve mais oportunidades que o Furacão, mas não soube aproveitar. A equipe do técnico Paulo Autuori se defende muito bem e sai para o ataque em transições rápidas, explorando a velocidade de seus atacantes, e foi assim que nasceu o primeiro gol, marcado por Nikão (24’) após uma jogada de David Terans. Ainda no primeiro tempo, Pablo Cepellini ainda desperdiçou uma cobrança de pênalti, defendida pelo goleiro Santos.
Na segunda etapa, o técnico Mauricio Larriera fez algumas mudanças para deixar a equipe mais ofensiva e buscar o resultado, algo que não deu certo, pois num esquema com quatro atacantes e nenhuma criatividade e organização, o Peñarol deu muitos espaços ao time do Athletico e sofreu muito com os contra-ataques, faltando 10 minutos para o final, Pedro Rocha marcou o segundo gol do Furacão, após uma bela jogada de Nikão, gol que confirmou a classificação para a grande final da Copa Sul-Americana.

Foto: Twitter Conmebol
A final

Foto: Twitter Conmebol
Pela primeira vez na história, dois times brasileiros irão se enfrentar em uma final da Copa Sul-Americana, algo que é histórico para o futebol brasileiro. Ainda mais se tratando de duas equipes que não possuem tanta tradição em competições internacionais.
O Red Bull Bragantino chega pela primeira vez a uma final internacional, um feito histórico para um time que há dois anos estava disputando a Série B do Campeonato Brasileiro, na qual se sagrou campeão. Em 2020 retornou à Série A depois de muitos anos, chegou a figurar na zona de rebaixamento por um período do campeonato, porém graças ao investimento da empresa Red Bull, que investiu quase R $100 milhões em contratações de atletas jovens e promissores do futebol brasileiro, o time se recuperou.
A equipe treinada por Maurício Barbieri vem dando muito trabalho aos clubes grandes nesta Série A, atualmente ocupa a 5ª posição com 33 pontos e é uma equipe muito difícil de ser batida. Enquanto na Sul-americana são 12 jogos, 9 vitórias, 2 derrotas e 1 empate.
Por outro lado, o Athletico Paranaense já possui um título de Copa Sul-Americana, conquistado em 2018 - único título internacional conquistado pelo CAP em 97 anos de história.
A equipe treinada por Paulo Autuori vêm numa crescente e engatou uma boa sequência de jogos recentemente, atualmente está há 5 jogos sem perder se formos contar todas as competições, somando 11 gols e sofrendo apenas 4, o furacão que inclusive, está nas semifinais da Copa do Brasil e irá enfrentar o Flamengo.
O fato é que, no começo da competição muitas pessoas duvidavam da capacidade de ambas as equipes e poucos dariam Bragantino ou Athletico como favoritos, mas é inegável os ótimos trabalhos de Maurício Barbieri e Paulo Autuori frente às suas equipes.
A grande final acontece no dia 20 de novembro, às 17h - horário de Brasília, no Estádio Centenário, em Montevidéu.
Comments