
Campeonato Gaúcho de futebol, um dos torneios estaduais mais antigos disputados no brasil, um torneio clássico, charmoso, que todo ano incendeia os corações dos torcedores gaúchos que acompanham ferrenhamente seus clubes em busca do título do famoso Gauchão.
Disputado desde 1919, tendo como seu primeiro campeão o Xavante, Brasil de pelotas vencendo o Grêmio no extinto estádio Fortim da baixada pelo placar de 5x1, o campeonato teve inúmeros jogos inesquecíveis como a vitória por 1 a 0 do Grêmio sobre o internacional em 1977, onde o gol de André Catimba quebrou a hegemonia do rival que havia vencido as edições anteriores na época.
Em 1997, o Inter foi campeão gaúcho num Grenal onde o Grêmio era o grande favorito, tendo conquistado o título do campeonato brasileiro um ano antes. O Inter com gol de Fabiano se sagrou campeão naquele ano em cima de um grêmio com muito favoritismo.
Nos anos 2000, o Caxias comandado por Tite, hoje técnico da seleção, conseguiu surpreender o Grêmio de Ronaldinho Gaúcho. Já em 1998, foi a vez do Juventude, que invicto conseguiu o título em cima do Internacional após 44 anos de títulos ininterruptos da dupla Grenal.
Gauchão de tantas histórias, de jogos clássicos, de torcidas apaixonadas por todo o estado, de estádios cheios, de torcedores que amam seu clube e que em cada início de ano esperam ansiosos o começo do campeonato para vestir o manto que amam para torcer por seus clubes.
Eu, um amante desse esporte chamado futebol, espero que tenhamos um grande campeonato gaúcho, de novas histórias para contar, de jogos inesquecíveis, e belos gols para admirar. Viva o precioso Gauchão!
Bah falou tudo! Sábias palavras!