top of page

Grêmio x Palmeiras: uma partida que os gremistas querem esquecer

Foto do escritor: Tatiane KlumbTatiane Klumb

O último domingo (31/10) parecia promissor à torcida gremista, que vê o time tentar buscar uma reação no Campeonato Brasileiro, para sair da zona de rebaixamento, onde se encontra desde a segunda rodada, e evitar o terceiro rebaixamento da sua história, mas o que se seguiu foram situações dignas de um domingo de Halloween.


A PARTIDA

Jogando em casa, contra o agora vice-líder da competição, Palmeiras, Diego Souza abriu o placar para o Grêmio aos 12’ de partida, aumentando a confiança da torcida em uma redenção da equipe. Entretanto, essa confiança parecia acompanhar apenas a torcida, já que o time continuou abalado, fato visível no pênalti infantil cometido por Thiago Santos em cima de Marcos Rocha, em um lance que não oferecia grande perigo ao gol de Brenno. A arbitragem de campo não havia dado a penalidade, mas o VAR chamou Savio Pereira Sampaio para rever o lance, e ele acabou mudando sua marcação. Raphael Veiga converteu o lance em gol já aos 45+1’, abalando as estruturas da equipe gaúcha, que viu Veiga marcar novamente aos 45+5’, indo para o intervalo com a virada no placar e o psicológico gremista destruído.

No final do segundo tempo, aos 87’, o Grêmio conseguiu marcar um gol com Elias, após uma jogada bem trabalhada, mas o VAR entrou em ação novamente e encontrou o impedimento do atacante gremista, anulando o gol. Aos 90+4, o Palmeiras ainda marcou mais um gol, com Danilo cruzando para Breno Lopes empurrar para o fundo da rede de Brenno, fechando a partida em 3 a 1.

Foto: César Greco/Agência Palmeiras


A CONFUSÃO

Após o final da partida, enquanto Raphael Veiga se posicionava para dar entrevista à transmissão da TV Globo, alguns torcedores gremistas invadiram o gramado da Arena. Revoltados, eles quebraram a cabine do VAR, tentaram invadir o túnel de acesso aos vestiários, agrediram policiais e, segundo informações do Globo Esporte, também agrediram fotógrafos e membros da imprensa. Após interferência do policiamento, que demorou muito a agir, os torcedores retornaram à arquibancada, onde também ocorreu confusão. As câmeras de transmissão do Premiere/TV Globo flagraram torcedores gremistas e palmeirenses trocando socos, mesmo com a grade de proteção os separando. A relatos, ainda, de que a torcida gremista depredou carros do lado de fora do estádio e entrou em confronto com a polícia.

A confusão foi relatada na súmula pelo árbitro, assim como xingamentos proferidos pelo jogador Rafinha para a arbitragem. Segundo o que consta no documento, Rafinha ofendeu a equipe de arbitragem na saída para o intervalo e após o término da partida. O lateral estava suspenso por terceiro amarelo, portanto, estava na Arena apenas para acompanhar a equipe, e com os xingamentos relatos, pode acabar arrumando uma suspensão.


PUNIÇÃO

O Grêmio corre risco de ser penalizado com multa de até R$ 100mil e perder até 10 mandos de campo na Arena, dependendo do julgamento, lembrando que o Grêmio só tem mais 5 partidas em casa, ou seja, pode acabar não jogando mais em casa no campeonato. A depredação da cabine do VAR também vai ter que ser paga por alguém, e a única maneira do Grêmio diminuir a sua penalização é identificando os torcedores que estavam na confusão.

Independentemente do VAR estar certo ou não e da situação do time no campeonato, nada justifica a confusão que foi criada na Arena no dia de ontem. Pessoas inocentes poderiam ter se machucado, torcedores que estavam lá para apoiar o time, os membros da imprensa que só estavam fazendo seu trabalho, pessoas que não tem nada a ver com a atuação da equipe e da arbitragem.

Foto: Pedro H. Tesch/AGIF


OUTRA POLÊMICA NA PARTIDA

Ainda com a partida em andamento, começou a circular nas redes sociais um vídeo feito por um torcedor palmeirense, que mostra um torcedor gremista imitando um macaco em direção a torcida visitante. Se o caso for levado a Justiça pode acabar prejudicando ainda mais a equipe gaúcha, levando em consideração o exemplo que ocorreu com a equipe do Brusque na Série B, que perdeu 3 pontos no campeonato devido a uma atitude racista de um dirigente em relação a um jogador adversário, chamando o mesmo de ‘macaco’.

Reforçamos que racismo é crime e deve ser combatido em todas as áreas da sociedade.


O GRÊMIO NO CAMPEONATO

A situação gremista vai de mal a pior no campeonato, amargando a zona de rebaixamento desde a segunda rodada. Com 26 pontos em 27 partidas, estão a sete pontos do Bahia, primeiro time fora da zona de rebaixamento, e assistindo os adversários ao seu redor respirarem no campeonato.

Santos, que estava na zona de rebaixamento até poucas rodadas atrás, se recuperou com duas vitórias seguidas e já se encontra na 13ª posição. Sport venceu o Atlético-GO nessa rodada e abriu 4 pontos em relação ao Grêmio, subindo para 16º. O Juventude, 17º, que entrou na zona recentemente, também tem 4 pontos à mais.

Vale lembrar que o Grêmio tem duas partidas a menos no campeonato, o que aumenta suas chances de se recuperar no tabela. Entretanto, a confiança diminui quando se descobre que uma dessas partidas é contra o líder do campeonato, Atlético-MG, que perdeu para o Flamengo na última rodada e viu o Palmeiras se aproximar em pontos, assim como o próprio Flamengo. Em resumo, o Galo não pode se dar ao luxo de tropeços, e tem um plantel bem superior ao Grêmio. A outra partida atrasada é contra o Flamengo que, como dito anteriormente, vem tentando se aproximar do topo da tabela do campeonato.


E no meio de tudo isso, tem um gre-nal, no Beira Rio, no sábado, dia 06/11, com torcida visitante liberada, até o momento. Uma reunião na quarta-feira (03/11) decidirá se a torcida será mantida ou se os portões abrirão apenas para a torcida colorada.

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • Spotify - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
bottom of page