Após 38 rodadas, acaba a segundona do campeonato brasileiro, 3 dos 4 times que conseguiram o acesso caíram para a Série B no último ano, enquanto no Z4, caíram times tradicionais do futebol brasileiro para a Série C.
Acesso:
Botafogo: Campeão da segundona com 61,4% de aproveitamento e com uma campanha histórica sobre o comando do técnico Enderson Moreira, o glorioso conquistou 70 pontos, com 20 vitórias, 10 empates e 8 derrotas. Dono do melhor ataque da competição com 56 gols marcados e da melhor defesa com apenas 31 gols sofridos.
Goiás: Vice-campeão da segundona com 57% de aproveitamento, o clube esmeraldino conquistou 65 pontos, com 17 vitórias, 14 empates e 7 derrotas. Marcou 48 gols e junto com o Botafogo foi dono da melhor defesa da série B com apenas 31 gols sofridos.
Coritiba: Terceiro colocado na segundona, brigou até as três últimas rodadas para ser campeão, mas desandou muito e por pouco não perdeu o acesso. Coxa terminou a série B com 56,1% de aproveitamento, conquistando 64 pontos, com 18 vitórias, 10 empates e 10 derrotas. Marcou 49 gols e sofreu 35.
Avaí: Quarto colocado, conseguiu o acesso na última rodada, em um jogo muito conturbado e marcado por lance de VAR. O time de Santa Catarina terminou a série B com 56,1% de aproveitamento, com o mesmo número de vitórias, empates, derrotas e gols sofridos que o Coritiba, única diferença é que o time Azurra marcou 44 gols.

Botafogo levanta a taça da Série B 2021 - Foto: Instagram @botafogo
Rebaixamento:
Remo: Chegou a última rodada fora da zona de rebaixamento, mas no último jogo em casa, quando precisava apenas vencer pra não cair, o time do Belém não conseguiu sair do 0x0, e, com a vitória do Londrina, o Tubarão escapou do rebaixamento e jogou o Remo para a terceira divisão do futebol brasileiro 2022. Remo terminou a segundona com 37,7% de aproveitamento, conquistando 43 pontos (1 a menos que o Londrina), com 11 vitórias, 10 empates e 17 derrotas, marcou apenas 31 gols e sofreu 42.
Vitória: O Rubro-negro Baiano que a anos vinha lutando contra o rebaixamento para a série C, esse ano não teve forças suficientes para evitar o descenso e caiu para a terceira divisão do campeonato brasileiro. Terminando a segundona com apenas 35,1% de aproveitamento, o Vitória somou apenas 40 pontos, com 8 vitórias, 16 empates e 14 derrotas. Marcou apenas 31 gols, e conseguiu a façanha de cair para a série C com a segunda melhor defesa da série B, sim, isso mesmo, o Leão da Barra sofreu apenas 32 gols.
Confiança: O Gigante Azulino terminou sua campanha na série B com 32,5% de aproveitamento, conquistando 9 vitórias, 10 empates e 19 derrotas. Mesmo com Neto Berola e Hernane Brocador no ataque, o dragão marcou apenas 35 gols e sofreu 48 gols, tendo a quarta pior defesa da série B.
Brasil de Pelotas: O Xavante de longe fez a pior campanha dessa edição da série B, conquistou apenas 23 pontos, com 4 vitórias,11 empates e incríveis 23 derrotas. Marcou apenas 23 gols e sofreu 52.

Tabela finalizada da Série B - Foto: Instagram @brasileiraob
Comments