A técnica Pia Sundhage convocou na tarde da última terça-feira (05/10), 23 jogadoras que irão participar de dois duelos preparatórios para a Copa América 2022. As partidas contra a seleção australiana ocorrerão nos dias 23 e 26 de outubro, no Commbank Stadium, em Sydney, Austrália. Confira abaixo a lista de convocadas:
Goleiras: Letícia (S.L. Benfica – POR), Karen (Minas Brasília – BRA), Lorena (Grêmio – BRA);
Defensoras: Rafaelle (Changchun Dazhong – CHI), Tainara (Palmeiras – BRA), Érika (Corinthians – BRA), Antonia (Madrid C.F.F. – ESP), Bruninha (Santos – BRA), Tamires (Corinthians – BRA), Thaís (Palmeiras – BRA), Katrine (Palmeiras – BRA);
Meias: Júlia Bianchi (Palmeiras – BRA), Ary Borges (Palmeiras – BRA), Angelina (O.L. Reign – EUA), Duda (São Paulo – BRA), Kerolin (Madrid C.F.F. – ESP), Debinha (North Carolina Courage – EUA), Adriana (Corinthians – BRA);
Atacantes: Giovana (Levante U.D. – ESP), Nycole (S.L. Benfica – POR), Geyse (Madrid C.F.F. – ESP), Bia Zaneratto (Wuhan Xinjiyuan – CHI), Marta (Orlando Pride – EUA);

Foto: Twitter @SelecaoFeminina
A técnica sueca do Brasil, que tem 23 partidas no comando da seleção brasileira, afirmou estar muito empolgada com o novo ciclo e com as partidas que tem pela frente, elogiando o time australiano. As brasileiras vêm de duas vitórias em amistosos contra a Argentina, por 3x1 e 4x1.
Na atual temporada, a seleção soma 10 partidas, sendo 7 vitórias, 3 empates e nenhuma derrota, marcando 25 gols e sofrendo 6. A equipe amargou a eliminação na Olimpíada sem perder nenhuma partida, já que a derrota para o Canadá, nas oitavas de final, se consumou apenas nos pênaltis.

Registro do amistoso contra a Argentina – Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Pia apostou em muitas atletas que estão atuando no Brasil, destaque para as finalistas do Campeonato Brasileiro, Palmeiras e Corinthians, que tem oito jogadoras convocadas. A atacante Adriana, que marcou um dos gols da equipe corinthiana na final, recebeu uma oportunidade de voltar a vestir a amarelinha, após se recuperar de uma cirurgia no joelho esquerdo, enquanto sua companheira de equipe, Andressinha, figura regular nas convocações da Pia, ficou de fora.
Outra jogadora não convocada, que já não participou dos amistosos contra a Argentina, foi a goleira Bárbara. Criticada por parte da torcida em alguns jogos e envolvida em algumas polêmicas durante a Olimpíada, a goleira do Avaí/Kindermann acabou perdendo espaço para a renovação de Pia. Em contrapartida, Letícia parece estar se firmando na posição. A goleira já esteve na seleção em outras oportunidades, como a Copa do Mundo de 2019, mas não ganhou muitas chances de jogar. Vale ressaltar sua passagem espetacular pelo Corinthians entre 2017 e 2020, onde ajudou a levantar seis taças.
A atacante Bia Zaneratto e a zagueira Rafaelle não puderam participar dos amistosos contra a Argentina por questões logísticas, lembrando que elas jogam na China. Ambas jogadoras atuaram no Palmeiras por um período no começo desse ano, por empréstimo. Foi um acordo feito por suas equipes da China com o Palmeiras, já que elas não conseguiam retornar ao país, por conta da pandemia. Bia foi artilheira do Brasileirão, inclusive, com 13 gols em 15 jogos.
A atacante Giovana era um nome muito esperado na seleção principal. Ela não estava nos amistosos contra a Argentina, mas recebeu uma chance nessa convocação. A jogadora de apenas 18 anos acumula ótimas atuações na sua carreira e estava presente na convocação Olímpica, como suplente. Muito se espera dessa menina, veremos como ela evoluirá vestindo a amarelinha.
Debinha, artilheira da “Era Pia”, segue como um dos principais nomes da seleção, juntamente com Marta. A atacante de 35 anos, seis vezes melhor do mundo, que chegou a deixar seu futuro aberto em relação à seleção após a eliminação na Olimpíada, segue em campo, acreditando no projeto e incentivando a valorização do futebol feminino.

Debinha e Marta – Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Os horários das partidas ainda não foram divulgados, assim como os dados de transmissão.
Comentarios