top of page

A final da Libertadores é brasileira mais uma vez: Palmeiras e Flamengo disputam pela taça

Foto do escritor: Tatiane KlumbTatiane Klumb

Atualizado: 30 de set. de 2021

A semana foi marcada pelos jogos de volta da Copa Libertadores 2021: na terça-feira, (28/09), Atlético MG e Palmeiras batalharam pela primeira vaga na final, enquanto Barcelona SC e Flamengo decidiram quem seria o outro finalista na quarta-feira, (29/09).


Atlético MG x Palmeiras

Dudu, o dono do gol – Foto: Staff Images/Conmebol


Atlético MG e Palmeiras fizeram uma primeira partida sem nenhum brilho no Allianz Parque, com poucos lances de gol, sendo a chance mais óbvia em um pênalti para o Galo, que Hulk acabou colocando na trave do goleiro Weverton, desperdiçando um gol que veio a fazer muita falta na sequência da semifinal. Já o segundo jogo teve uma grande diferença no quesito ataque, mostrando porque ambas as equipes estão no topo da tabela do campeonato brasileiro, por exemplo. Boa parte da torcida acreditava fielmente em uma classificação fácil da equipe mineira, que fez seu jogo em casa, com 30% de público apoiando, mas o técnico português do Palmeiras, Abel Ferreira, tinha suas estratégias montadas e mostrou a importância do estudo do adversário.

O Galo foi o primeiro a marcar gol na partida, aos 6min do segundo tempo, com o atacante Vargas, resultado da pressão que exercia no ataque. Os mineiros continuaram atacando e criando boas chances, mas pararam no goleiro palmeirense.

Então brilhou a estrela do técnico da equipe paulista: Abel colocou Gabriel Veron na partida, na vaga de Rony, artilheiro da equipe na competição, e apenas um minuto após sua entrada em campo, desconcentrou a defesa atleticana, recebendo uma bola pela esquerda, passando com facilidade pelo zagueiro Nathan Silva e cruzando rasteiro para Dudu empurrar para o fundo da rede. Com a vantagem do gol fora, o Palmeiras ia se classificando para a final do campeonato, então fechou a defesa durante os vinte minutos finais, apenas rebatendo os ataques do Atlético, que se perdeu na partida, apelando para bolas lançadas na área paulista, sem obter sucesso, e acabou eliminado da competição dentro da sua casa.

Foto: Staff Images/Conmebol


Barcelona SC x Flamengo

Bruno Henrique, 4 gols em duas partidas – Foto: REUTERS/Franklin Jacome


O Flamengo, com sua equipe entrosada, construiu sua vantagem dentro do Maracanã na primeira partida, com 2 a 0, ambos os gols de Bruno Henrique, sem mencionar o grande número de chances criadas pela equipe carioca. Diferentemente da outra semifinal, o Barcelona de Guayaquil ofereceu perigo ao gol de Diego Alves, como é possível ver nas estatísticas de chutes a gol: 6 do Flamengo e 5 dos equatorianos. Já na segunda partida, o Barcelona, que precisava do resultado, acabou dando espaços ao Flamengo, que aproveitou suas chances e aumentou a vantagem que tinha ainda no primeiro tempo, com um gol de Bruno Henrique. Aos 5 minutos do segundo tempo, Everton Ribeiro deixou o atacante novamente na cara do gol, para ampliar ainda mais o placar, tornando praticamente impossível para a time da casa reverter o placar, que apenas cumpriu o restante da partida cabisbaixo.

Os equatorianos criaram muitas chances, mas não foram efetivos, parando nas mãos de Diego Alves, um paredão em ambas as partidas dessa semifinal. A torcida do Barcelona, a maior do Equador, ficou até o final e aplaudiu o time que caiu de pé, somando atuações muito boas nas partidas, seu azar foi enfrentar um time forte como o Flamengo.

Fato marcante para o comandante carioca Renato Gaúcho nessa partida foi a conquista da 50ª vitória na competição, sendo o recordista entre todos os treinadores.

Everton Ribeiro foi o garçom da noite, com duas assistências - Foto: Staff Images/Conmebol


A final

Palmeiras mostrou que sua essência copeira ainda existe, apesar de fases ruins, enquanto Flamengo provou a sua força coletiva e ofensiva. A disputa entre os dois últimos campeões da Copa Libertadores, Flamengo 2019 e Palmeiras 2020, vai ser inédita e eletrizante. Ambas as equipes podem chegar a 3ª taça, se igualando a São Paulo, Grêmio e Santos.

Em campo, além dos mais recentes campeões da Libertadores, estarão as equipes campeãs das últimas três edições do campeonato brasileiro (Palmeiras 2018, Flamengo 2019/2020), o atual campeão da Copa do Brasil (Palmeiras) e os finalistas da Supercopa do Brasil, vencida pelo Flamengo, em abril deste ano.

A última vez que o Palmeiras venceu o Flamengo foi em 2017. Desde então são 9 jogos, com 5 vitórias dos cariocas e 4 empates.

A grande final irá acontecer no dia 27 de novembro, no Estádio Centenário, no Uruguai.

Foto: Reprodução/Twitter @Libertadores


A outra equipe brasileira

Ao Galo cabe focar nas outras competições que lhe restam. Na Copa do Brasil, onde é semifinalista e vai disputar com o Fortaleza nos dias 20 e 27 de outubro, e no Campeonato Brasileiro, onde buscam o título que não ganham desde 1971. A equipe mineira está na liderança até o momento, com 46 pontos, 8 pontos a frente do segundo colocado, Palmeiras, embora restem 17 rodadas na competição e tudo possa acontecer.




Foto capa: Reprodução Twitter @Libertadores


39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • Spotify - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
bottom of page